NÚCLEOS PESQUISA

CALEPINO

O CALEPINO – Núcleo de Lexicografia Multilíngue foi proposto pelo Prof. Dr. Philippe Humblé. O propósito que dirigiu sua proposição foi abrir um espaço para iniciativas que visassem a relacionar dicionário e aprendizagem de idiomas, independentemente das línguas que fossem envolvidas nessa relação.

O nome do núcleo é uma homenagem a um monge italiano chamado Ambrogio Calepino, um dos primeiros lexicógrafos que, no final do século XV, elaborou um dicionário bilíngue (latim-italiano). Este dicionário acabou se transformando em uma obra de referência, motivo pelo qual foi compilado por outros lexicógrafos para outras línguas, e, em consequência, é considerado dicionário multilíngue.


GEFLIT

O Grupo de Estudos Feministas na Literatura e na Tradução (GEFLIT), iniciado em outubro de 2016, visa discutir os Estudos Literários e da Tradução em sua interseção com os Estudos de Gênero. O grupo se estrutura em quatro eixos centrais: o papel de mulheres escritoras e tradutoras; a aplicação do feminismo na literatura e na tradução; a leitura e a tradução de mulheres em seus contextos; projetos feministas de literatura e tradução. A proposta busca agregar estudantes, tanto da pós-graduação quanto da graduação, inclusive de outros cursos, que tenham por interesse a literatura e a tradução de textos escritos por mulheres.


LiLiA

Núcleo de estudos de Literatura em Língua alemã - LiLiA se constitui integrando pesquisadores, docentes, discentes e colaboradores que se propuserem a desenvolver atividades educacionais, culturais e de produção intelectual relativas aos estudos referentes, especialmente às manifestações literárias contemporâneas, sem perder de vista a característica multi- e transdisciplinar desta área de estudos, o que propicia aproximações com outros campos do saber e da produção artística, incluindo as humanidades (história, ciências sociais, filosofia, entre outras) e as artes (cinema, artes plásticas, música, entre outras).


NECLIT

O NECLIT – Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana, grupo cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, é um espaço de estudo e debates sobre a literatura italiana moderna e contemporânea, que procura pensar esta área de estudos numa perspectiva transdisciplinar, em diálogo com outros campos das humanas como antropologia, filosofia, sociologia.


NEI

O núcleo e grupo de pesquisa multidisciplinar em Estudos Irlandeses tem como objetivo promover os estudos e a pesquisa de aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e artísticos da Irlanda em uma diversidade de áreas e contextos, como História, Linguagem, Literatura, Teatro, Artes Visuais, Cinema, Jornalismo, Ciências Sociais, entre outras.


NEIITA

A criação de um núcleo agregando pesquisadores e projetos diversos em torno de uma área definida de estudos, o italiano, no contexto das áreas de conhecimento deste Departamento, surgiu da necessidade e do desejo de juntar esforços que possibilitem infra-estrutura de apoio ao desenvolvimento de projetos, buscando sobretudo propiciar um ambiente de intercâmbio contínuo entre os participantes discentes, docentes e membros da comunidade integrantes dos vários projetos.

O núcleo possibilitará igualmente a prática de interdisciplinaridade e propiciará maior visibilidade nacional e internacional aos resultados alcançados.


NELOOL

O NELOOL Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens se constitui de pós-doutores, doutores, mestres, alunos da pós-graduação e graduandos – pesquisadores ligados à literatura, dedicados à decodificação da literatura em sua forma de expressão corporal sob o prisma das teorias da oralidade e da performance.


NUPFFALE

O NUPFFALE tem por objetivo constituir-se num espaço de trabalho para criação e consolidação de grupos de pesquisa na área de fonética e fonologia aplicada à língua estrangeira, visando a congregar pesquisadores da mesma área, socializar o andamento das pesquisas, divulgar os resultados em eventos nacionais e internacionais, estimular a publicação periódica, organizar eventos, almejando firmar uma identidade própria e institucional e participar de diretórios nacionais de grupos de pesquisa.


NUPLE

O NUPLE foi criado para atender as demandas relacionadas ao ensino do português como língua estrangeira na UFSC e tem como seu principal objetivo constituir-se em um espaço onde as atividades na área de português como língua estrangeira sejam coordenadas, apoiadas e estimuladas. Os objetivos específicos do Núcleo são: desenvolver programas de ensino, projetos de pesquisa e materiais didáticos impressos e em outras mídias prestar consultoria capacitar pessoal promover eventos sistematizar documentos e publicações visando à criação de um banco de dados e ao suporte bibliográfico e estimular a produção e publicação de trabalhos na área.


NUPLITT

O Núcleo de Pesquisas em Literatura e Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina é um centro de estudos da tradução. Seus objetivos são fomentar os estudos na área da tradução literária e divulgar pesquisas através de publicações.

Sob o nome de Núcleo de Tradução (NUT), foi constituído oficialmente em 1999, três anos depois do lançamento da revista Cadernos de Tradução. Com a criação da Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET), em 2003, a revista Cadernos de Tradução passou a ser uma publicação da PGET, e o NUT, tendo várias de suas atividades absorvidas pela Pós-Graduação, foi reestruturado, centrando-se na tradução literária, e passando a NUPLITT desde 2005.


NUPROC

O Núcleo de Estudos do Processo Criativo (NUPROC), fundado e coordenado pelo Prof. Sergio Romanelli, desde 2010 tem como principal objetivo a formação de novos pesquisadores no âmbito da crítica genética, disciplina que o NUPROC contribuiu em divulgar e institucionalizar até como disciplina do currículo oficial da pós-graduação em Literatura da UFSC. Principal eixo temático é o da criação em todas suas vertentes: literária, tradutória e artística. O principal projeto de pesquisa do Núcleo é o que investiga os manuscritos do Dom Pedro II, financiado pelo CNPq, e que rendeu visibilidade nacional e internacional ao grupo de pesquisadores e à UFSC pelo resgate de material inédito pela primeira vez estudado e divulgado fora e dentro do Brasil. Parceiros principais do NUPROC (que conta com mais de 20 pesquisadores) são o Museu Imperial de Petrópolis e a Antwerp University na Bélgica na pessoa da Profa. Christiane Stallaert. As atividades do NUPROC redundaram em inúmeros trabalhos de TCC, Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado, artigos em revistas nacionais e internacionais e a publicação do primeiro livro sobre a atividade tradutória do Imperador. Em 2020 o grupo publicará a primeira edição genética digital desse acervo com apoio do CNPq e do Museu Imperial.


NUSPPLE

O Núcleo de Suporte Pedagógico para Professores de Línguas Estrangeiras tem por objetivo constituir-se em um espaço de reunião de professores, alunos de graduação e pós-graduação e de pesquisadores que tenham como foco o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa e/ou extensão à formação do professor de Língua Estrangeira e sua prática pedagógica. O Núcleo em suas atividades acadêmicas de pesquisa e extensão busca a re-significação das práticas pedagógicas na tarefa de construção do conhecimento, a participação da prática docente na formação do sujeito, a consolidação do profissional de letras como pesquisador e a necessidade de transformar a abordagem reprodutivista e fragmentada que ainda caracteriza boa parte das práticas docentes no ensino de línguas estrangeiras. Atualmente o núcleo abriga o projeto INCLUIR - resultado de uma parceria com a ONG Casa São José - Bairro Serrinha, situado na cidade de Florianópolis/SC. Essa proposta prioriza o ensino da língua espanhola para crianças acolhidas na Casa, e colabora na formação do aluno de graduação em Letras Espanhol ao que concerne à elaboração de material didático para alunos de 6 a 12 anos e sua prática docente. São membros do grupo alunos da graduação de Letras Espanhol e alunos de pós-graduação (CCE/DLLE/UFSC).


ONETTI

O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino- Americanos, fundado no ano de 2003, tem como principal objetivo a formação de novos investigadores no estudo da literatura da América Latina e de correntes críticas e teóricas contemporâneas, dentro das seguintes linhas de investigação: Literatura e Filosofia, Textualidades Contemporâneas e Literatura e Estudos Culturais. O Núcleo Onetti é constituído por professores e alunos da Graduação em Letras e Pós-Graduação em Literatura do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina e por convidados e colaboradores de outras instituições nacionais e internacionais.


QUEVEDO

O Núcleo Quevedo de Estudos Literários e Traduções do Século de Ouro está vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE), do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele é constituído por professores, pesquisadores e alunos da Graduação em Letras e Pós-Graduação em Literatura ou Estudos da Tradução, e tem como principal objetivo a consolidação de grupos de pesquisa na área de Literatura, Tradução de obras em geral de domínio público, em língua espanhola, e Tradução de obras do Século de Ouro.


ReDE em Inglês

O Grupo de Pesquisa em Recursos Digitais Educacionais em Inglês é coordenado pelo professor Celso Henrique Soufen Tumolo, vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – DLLE, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

O Grupo tem o objetivo de investigar o desenvolvimento de inglês como língua estrangeira assistido por meio de recursos digitais.

O Grupo é composto por pesquisadores professores da rede pública de ensino como também por pesquisadores em formação, alunos de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, especificamente do Programa de Pós-Graduação em Inglês – PPGI, UFSC.


Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Bairro Trindade - Florianópolis - Santa Catarina
Brasil - CEP 88040-970
Fone: +55 (48) 3721-9288